Sigmund Freud, pai da psicanálise, ganha Doodle do Google com sua teoria 

Na ilustração do Doodle do Google, o rosto de Freud simboliza a ponta de um iceberg.

(Foto: Reprodução/Google) 

O Doodle Google faz uma homenagem ao aniversário de Sigmung Freud, conhecido como o pai da psicanálise. Freud nasceu há exatos 160 anos, data celebrada pelo Google nesta sexta-feira 06 maio 2016.

 A imagem reflete um de seus pensamentos mais populares, comparando a mente humana a um iceberg.

Com isso, segundo Freud, a vida consciente seria apenas a ponta do grande bloco de gelo e toda maior parte submersa representado pelo inconsciente.

O Google abre espaço para o mundo dos sonhos com o novo Doodle que foi ao ar na madrugada de hoje. A homenagem ainda relembra que com o método de psicanálise freudiana, há resolução de questões psicológicas por meio do diálogo entre paciente e médico. E esse método busca aprofundar além da superfície das coisas, com temas da mente humana, como narcisismo.

Entendendo o Doodle de Freud

No Doodle, a imagem de Freud é projetada com o rosto acima da superfície do oceano, simbolizado como a ponta do iceberg, ou seja, a parte consciente humana. O restante está embaixo d’água, como o inconsciente, que não se manifesta voluntariamente mas que integra a maior proporção da mente humana.

É de lá que, segundo Freud, surgem processos psíquicos como desejos, forças, agressividades, o que impacta diretamente no comportamento, motivações e personalidade da pessoa. Já a parte na beira da superfície seria o “Pré-consciente”, o que faz ligação entre o consciente e o inconsciente.

Sobre Sigmund Freud

Para conhecer melhor, Sigmund Freud é especializado em medicina neurológica e é conhecido como um dos pioneiros da psicanálise. Ele nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg, na região da Moravia, pertencente à República Checa. Seu falecimento é datado em 23 de setembro de 1939 em Londres, na Inglaterra.

Muitos usuários de redes sociais e sites acabam usando frases de Freud para expressar suas emoções, com teorias sobre o ego, sonhos, consciente e mais sobre mente humana. E isso acabou popularizando muitos de seus pensamentos mais de um século depois, mesmo fora do meio acadêmico. Ele debateu também temas polêmicos sobre sexualidade,  e até práticas não aprovadas pelo meio acadêmico.

Nas análises de Freud, também são popularizados três outros termos, com o “ID” representando a energia psíquica da libido, ligada ao inconsciente, o Ego que significa o “eu” e é responsável no contato com a realidade e o Superego que lida com os valores e normas sociais internalizados pelas pessoas.

Freud e os sonhos

Um dos temas mais populares quando o assunto é psicanálise freudiana é a teoria dos sonhos. Em sua obra “A interpretação dos sonhos” datada em 1900, Freud aborda como um dos caminhos para entender melhor o inconsciente. Isso porque o sonho seria um manifesto importante da mente humana, uma das janelas que poderia auxiliar no tratamento mental do paciente.

Segundo o pai da psicanálise, seria possível analisar o conteúdo dos sonhos e criar relações dessas manifestações. E isso seria uma das chaves para desvendar os mistérios da mente, impulsos e mais ações da “parte do iceberg submersa”.

íntegra click :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *